quinta-feira, 25 de julho de 2013

A mulher que só enxerga de cabeça para baixo

Bojana Danilovic sofre de uma doença bizarra que atraiu a atenção da comunidade médica.  Ela vê tudo de cabeça para baixo.

Ver o mundo de ponta-cabeça não impediu que a jovem Bojana, de 28 anos conseguisse fazer sua pós graduação em economia, mas todos se espantam quando ela faz a prova de cabeça para baixo e lê os livros com eles virados.


Especialistas da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que examinaram o intrigante caso clínico de Bojana Danilovic dizem que ela sofre de uma rara condição cerebral chamado “fenômeno orientação espacial”.

Compreender o que acontece com ela nos obriga a entender como funciona o cérebro humano. O olho da gente é como uma espécie de câmera. O olho normal capta a imagem DE CABEÇA PARA BAIXO. Sim, amigão! Você está realmente Vendo este post de cabeça para baixo, só que o sinal visual é então enviado para seu cérebro, que desinverte a imagem. Todo mundo “normal” é assim, mas no caso dela as coisas são diferentes. Embora existam alguns casos semelhantes registrados na literatura médica ao longo da História, o caso Bojana é verdadeiramente único. Tudo na sua vida tem sido de cabeça para baixo, inclusive ela mesma! Ao nascer, a menina saiu de ponta-cabeça, saindo pelos pés e não pela cabeça como todas as crianças.

Seus pais se lembram que quando ela começou a engatinhar. Bojana sempre engatinhava para trás, e quando ela começou a andar, ela o fez em sentido inverso. Ela era tão incomum que sua mãe teve que tirar uma licença no seu trabalho, a fim de ensiná-la a andar como todas as outras crianças. Foi preciso muita prática, mas ela finalmente conseguiu andar para a frente.

Andar foi difícil, mas o bicho pegou mesmo foi quando ela começou a escrever. Ela tinha que virar a folha de cabeça para baixo, então começava a partir do canto inferior direito e terminava no canto superior esquerdo. Seus professores e colegas de turma tentaram ajudá-la a corrigir o seu estilo, mas foi tudo em vão. Aquela era a a única forma que ela conseguia fazer seus trabalhos e redações.

Mais tarde, ela conseguiu um emprego na administração municipal, em sua cidade natal de Uzice, onde seus colegas ficaram boquiabertos depois que ela virou o teclado e monitor de seu computador de cabeça para baixo, para que ela pudesse fazer seu trabalho. Em casa, ela tem que ligar a TV montada de cabeça para baixo, somente para ela, enquanto o resto de sua família usa outro aparelho. Bojana sempre mantém seu telefone celular e jornal de cabeça para baixo, e muitas vezes foi abordada na rua por pessoas que dizem que ela está lendo errado.


A rara condição de Bojana Danilovic primeiro atraiu a atenção de cientistas americanos, há alguns anos. Depois de submetê-la a vários testes, eles descobriram que ao contrario do que imaginavam, o cérebro dela era perfeitamente saudável. Estranhamente ela um campo visual diferente do que a maioria das pessoas. Embora não tenham ainda chegado a uma explicação para a a razão pelo qual Bojana tem um cérebro único, os cientistas se ofereceram para fazer o seu trabalho mais fácil com a criação de um software especial para que ela não tem que virar a tela de cabeça para baixo.

“Pode parecer incrível para outras pessoas, mas para mim é completamente normal”, disse a jovem sérvia aos jornalistas locais. “Eu nasci assim. É apenas a maneira como vejo o mundo. ” Seu maior arrependimento é que ela não pode tirar a carteira de motorista.

Fonte: http://www.mundogump.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de se expressar!
Sua opinião é muito importante para nós.