terça-feira, 30 de julho de 2013

O sapo que reproduz por buracos nas costas


Este sapo é  incomum. Conhecido por  Sapo Suriname, ou Sapo Chola, o animal é, na verdade, um exemplar da espécie Pipa pipa. Pode ser encontrado na Bolívia, Guiana Francesa, Brasil, Suriname, dentre outros países com  regiões subtropicais ou tropicais com alta umidade.

Seu corpo, quase completamente plano, pode chegar a 20 cm de comprimento, embora o seu tamanho padrão não ultrapasse os 13 cm. Uma de suas peculiaridades é a reprodução. O som emitido no momento da busca por parceiros não é semelhante aos tradicionais que estamos acostumados a ouvir. Em vez disso, emite um som agudo “clicando” um osso chamado hioide em sua garganta.

A fêmea libera, aproximadamente, 10 ovos, que acabam entrando na pele de suas costas após a fecundação pela movimentação do macho. Os ovos começam a afundar, transformando as costas da fêmea em um verdadeiro “favo de mel”.

As larvas se desenvolvem até que os girinos possam sair totalmente desenvolvidos. Após saírem, não costumam ter nenhum contato, começando a vida de forma solitária.

Confira o vídeo:


Veja algumas fotos e deliciem-se... ou não xD








Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de se expressar!
Sua opinião é muito importante para nós.