sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O cérebro humano mais estranho já visto

Esta é uma notável fotografia do que antes era um cérebro humano adulto efetivo, mas sem as dobras e saliências características. Mas como os registros médicos do paciente foram perdidos, nós nunca saberemos como era a vida para essa pessoa.


A pessoa a quem este cérebro extraordinário pertencia era um residente do que hoje é o North Texas State Hospital, um centro de saúde mental. Ele ou ela morreu em 1970. O frasco que contém o cérebro é rotulado com um número de referência, mas o microfilme contendo os registros médicos do paciente foram perdidos. 

Os cientistas já viram esse tipo de coisa antes – mas não em um nível tão extremo. É uma condição conhecida como lissencefalia, em que o cérebro não tem circunvoluções e sulcos que formam o córtex cerebral. 

Normalmente, essa condição leva a pessoa à morte com cerca de 10 anos de idade e pode causar espasmos musculares, convulsões e dificuldades de aprendizagem. Mas o que torna esta amostra ainda mais bizarra é que ela veio de um adulto, levando os cientistas a especular que o paciente provavelmente sofria de defeitos psicológicos graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de se expressar!
Sua opinião é muito importante para nós.