quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Por que cogumelo não é planta?

cogumelo

Os fungos não possuem uma organela celular chamada cloroplasto, que é onde fica depositada a clorofila, e então não possuem este pigmento. Isto significa que eles não podem sintetizar açúcares, ou seja, não fazem fotossíntese como as plantas. Para se alimentar necessitam obter seus nutrientes de um meio externo. Eles fazem isto absorvendo materiais nutritivos como parasitas de organismos vivos, ou como saprófagos em matérias orgânica morta, por isso são considerados heterotróficos como os animais. A célula dos fungos possui uma parede celular composta por quitina, uma substância dura que forma a carcaça dos crustáceos e o exoesqueleto dos insetos, ou seja, uma característica animal e não por celulose como os vegetais.



penicillium-digitatum5
O bolor também é um tipo de fungo
“Meio bicho, meio planta”, os fungos receberam uma classificação diferente.Os biólogos consideram os fungos suficientemente diferentes de plantas e dos animais que os classificaram em um reino próprio: o reino Fungi. Neste reino, o “corpo” é uma longa, fina, estrutura tubular chamada “hifa”, mas em poucos fungos (as leveduras) o corpo consiste de uma só célula. Embora alguns fungos, como os cogumelos, sejam suficientemente grandes para serem vistos facilmente, a maioria dos fungos são microscópicos em tamanho e devem ser observados com a ajuda de um microscópio.


A parte da biologia que estuda os fungos é chamada Micologia. As doenças causadas por fungos são micoses. Parecido com algumas espécies de plantas e animais, mais de 60 espécies de fungos apresentam bioluminescência, aquela capacidade de emitir luz própria como os vaga-lumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de se expressar!
Sua opinião é muito importante para nós.